Não restam dúvidas de que o envio de uma mensagem de boas-vindas é fundamental para iniciar um bom relacionamento com sua base de contatos. É importante apresentar a empresa para o consumidor e estabelecer uma conversa antes de disparar e-mail marketing de ofertas. Por que uma régua de boas vindas é importante e como montá-la? Veja o passo a passo com perguntas que devem ser respondidas para dar início a esse projeto.
Pergunta 1: Quais são os benefícios para o cliente do seu programa de e-mail?
Para o sucesso em longo prazo, é preciso ter definido claramente por que alguém deveria se inscrever em seu programa de e-mail. Dentro das possibilidades estão: descontos e promoções exclusivas, atualizações de produtos, lançamentos de produtos, dicas e truques e acesso a concursos especiais ou brindes.
Pergunta 2: Quais são os seus diferenciais?
Você deve ser capaz de identificar por que alguém deveria comprar com você e não com seu concorrente. O que você tem para oferecer? Frete grátis, devolução fácil, preço mais baixo, qualidade superior, recursos on-line, programas de recompensas ou incentivos são possíveis respostas, itens para pensar e colocar em prática.
Pergunta 3: O que o seu site oferece?
Dicas de uso, suporte ao vivo, fóruns, lista de desejos e outras categorias, além da versão mobile, podem dar destaque ao site e atendimento.
Pergunta 4: O que preciso saber sobre meu cliente?
E-mails irrelevantes são uma das principais razões para as pessoas pedirem para sair do programa de e-mail. Coleta de informações é essencial para manter usuários envolvidos e ajudar a empresa a tornar-se mais direcionada em relação ao envio de e-mail marketing. Peça apenas informações que irá utilizar, como por exemplo:
data do aniversário, estado, cidade, gênero e categoria ou produto de interesse.
Pergunta 5: Em quais mídias sociais você está presente?
Falar com o cliente nas redes sociais pode ajudar a aumentar o relacionamento por meio do e-mail marketing e construir lealdade. Saber como o seu programa irá interagir com as redes será um aspecto importante de sua estratégia de e-mail.
Agora chegamos à segunda parte: como usar estas informações?
As respostas dessas perguntas servirão como guia para determinar o foco que deve ser dado às mensagens em sua régua de boas-vindas . Sendo assim, é possível utilizá-las para avisos, como “chegada e benefícios de ser um assinante”, “por que comprar com a gente”, “benefícios do site”, “convite para mídias sociais”, bem como para gerenciamento da central de preferência.
Finalmente, com todas as mensagens da série, não deixe de se concentrar em como as informações irão beneficiar o assinante. Produza e-mails que configurem expectativa, como: “bem-vindo à loja, temos um presente para você”; mostre os principais itens que o consumidor pode querer comprar de imediato, como: “conheça os produtos favoritos de pessoas como você”; ofereça serviços, como: “nossos especialistas em cuidados da pele podem ajudá-la”, entre outros.
O que essas mensagens têm em comum? São úteis, concisas e claras. Dado que a relação ainda está em fase inicial, é preciso conquistar e mostrar boa intenção. Um bom programa de boas-vindas deve parecer natural.