Acelerado pelo crescimento do e-commerce, o mercado de e-mail marketing deu um novo salto resultante de grandes inovações lançadas ao longo dos últimos anos.
A integração com as mídias sociais e ferramentas de geolocalização, a explosão da leitura de mensagens em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e a disponibilidade de softwares de análise capazes de trazer dados cada vez mais detalhados sobre os hábitos de consumo e interesses dos consumidores são alguns dos fatores que criaram um cenário favorável que não somente enterraram as profecias catastróficas de que o e-mail iria morrer, como também o consolidaram como um canal ainda mais estratégico e eficaz para conquistar e fidelizar clientes, aumentar o ticket médio e gerar maior conversão com ofertas personalizadas.
Com os profissionais de marketing cada vez mais conscientes de que é essencial planejar cuidadosamente as campanhas para melhorar as taxas de entregabilidade, aumentar os índices da abertura das mensagens e rentabilizar os investimentos de cada disparo, o e-mail deixou de ser apenas uma mensagem eletrônica, uma evolução do marketing direto que entupia as caixas de correio de nossas casas com panfletos que nunca pedimos para receber, para se transformar definitivamente em um canal de relacionamento e interação entre marcas e consumidores.
Como essas transformações impactaram o mercado de e-mail marketing? Eis aqui algumas tendências que estão acontecendo nesse ano.
Mobile: os smartphones e tablets mudaram drasticamente a forma como as pessoas leem e-mails, trazendo a necessidade de desenvolver newsletters levando em consideração o tamanho das telas destes dispositivos. É o que chamamos de template responsivo.
Geolocalização: os aplicativos de geolocalização estão cada vez mais presentes nas estratégias comerciais das empresas de e-commerce. O behavioral targeting também continua avançando para a criação de ofertas customizadas e o e-mail segue sendo o principal canal para alcançar o consumidor onde quer que esteja e a qualquer momento.
Social Mídia: as fronteiras entre o social e o e-mail estão caindo. As marcas seguem incrementando as experiências sociais para seus consumidores, criando campanhas que analisam dados coletados nas redes sociais para formatar as mensagens com conteúdos mais relevantes para audiências específicas. Além disso, as campanhas integram estes conteúdos através de diversos canais que são complementares.
Big Data: coletar e filtrar uma grande quantidade de dados a partir de diversas fontes se torna essencial para formatar campanhas de e-mail marketing inteligentes e com altas taxas de retorno. As marcas que utilizam estrategicamente o Big Data conseguem alcançar mais aberturas, cliques e um maior engajamento.
Todas essas evoluções vem acontecendo na era do Social E-mail. Já se foi o tempo que os consumidores assinavam centenas, milhares de newsletters para não perder nenhum oportunidade para fazer um bom negócio. Sufocado por uma enxurrada de spams e mensagens sem a menor relevância, eles estão cada vez mais seletivos e só querem receber nas suas caixas de entrada promoções e sugestões de produtos e serviços que estejam realmente conectados com seu universo de consumo.
E você, caro leitor? Vai embarcar nesta era ou vai continuar enviando panfletos eletrônicos como em um tiroteio às escuras?